terça-feira, 16 de outubro de 2007

Joana


Fonte janeiro

Dois bebés surdos em projecto inovador

Línguagem gestual ao domicílio...

A Joana tem 15 meses e está a aprender a falar, o que, no seu caso, requer métodos especiais. A menina é surda e beneficia de um projecto inovador: os «professores» vão a casa ensinar a família. Depois do diagnóstico, os pais procuram alternativas de interacção com a menina.
Quando fez um ano, Joana recebeu dois aparelhos auditivos, «brinquedos» que meses depois já se acomodaram à rotina da família ainda mal refeita da notícia da surdez da menina. Joana, 15 meses, é uma das duas crianças que beneficiam do apoio domiciliário a bebés surdos do Instituto Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa, um projecto em fase experimental que quer introduzir os bebés surdos e os seus familiares na língua gestual.
Os pais, Ana e Rafael, há algum tempo que desconfiavam das dificuldades auditivas da pequena Joana. “A confirmação chegou no dia dos meus anos. Ficámos em choque”, disse a mãe à agência Lusa durante uma das sessões semanais que Joana tem com uma educadora de infância, também surda, e com uma terapeuta da fala. Aconselhados pela equipa de otorrinolaringologia do Hospital D. Estefânia a recorrer ao uso de próteses para estimular a audição, Ana e Rafael são incansáveis na busca de alternativas de interacção com a pequena Joana, que sabem nunca deixará de ser surda. “Os aparelhos foram prenda do primeiro aniversário”,brinca Ana, um presente de 3.200 euros a que a Joana “se habituou bem”, mas com os quais, por vezes, é difícil resistir a brincar.
Foi também através do Hospital D. Estefânia que Ana e Rafael chegaram ao projecto do Instituto Jacob Rodrigues Pereira. “Queríamos saber tudo o que havia, achámos que apesar de o serviço ainda não ter sido testado tudo era válido”, disse Rafael.Assim, desde 15 de Junho que a Joana, os pais e a irmã Rita, de quatro anos, aprendem a comunicar em Língua Gestual Portuguesa, consagrada na Constituição fez ontem exactamente dez anos, e a desenvolver na bebé as capacidades (auditivas, de leitura labial e de conhecimento da língua) que lhe permitirão o acesso à comunicação através da fala.
Todas as semanas, Marta Morgado, educadora de infância surda, e Filipa Teixeira Lopes, terapeuta da fala, rumam a casa de Joana, em Carcavelos, para sessões com a criança. Joana, que começou há poucas semanas a andar, dá também os primeiros «passos» na língua gestual ,e os pais não têm dúvidas de que já percebe que é nas mãos que está a comunicação e que já “só «ouve» o que lhe interessa”.
Ja podem ter percebido que este meu blogue vai ser dedicado completamente às crianças, crianças surdas, pois sim, espero então que tenham gostado de receber essa informação.

Sem comentários: